quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ué, Josué?

Nem José, nem, Miguel, nem João ... É Josué mesmo! Como o personagem de Vinicius de Oliveira em Central do Brasil, o menino da rodoviária que perde a mãe e junto com a Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, vai em busca do pai nos rincões do nordeste.

Foi fácil escolher Josué. Foi  ele quem escolheu.

Antes mesmo de saber o sexo comprovadamente, pois desde o início da gestação, já sabia que havia um gurizinho dentro de mim trazido pela Dona Montanha, começamos a conjecturar sobre o nome... Entre Tomás, Tomé, veio "Josué", trazido pelo pai, por conta da música do Nação Zumbi, que cita o nome do estudioso da fome, Josué de Castro, pernambucano, nascido em 1908, contemporâneo de João Guimarães Rosa e da minha avó Arlete Braga.

Josué inspirou o movimento musical manguebeat no início dos anos noventa, encabeçado pelo lendário Chico Science. Este estudioso e professor que foi exilado na França durante a ditadura e por lá ficou até morrer na década de setenta, inspirou o programa Fome Zero do governo Lula e inspirou,por meio do seu livro Caranguejos e Homens, o espetáculo perturbador "Caranguejo Overdrive", da Aquela Cia, cia carioca, dirigida por Marco André Nunes  e dramaturgia de Pedro Kosovski, que eu trouxe para essepê no mesmo momento que Josué foi concebido por mim e por Marcel. Enfim... Josué veio de encontro às nossas crenças e admirações num ano tão difícil e triste politicamente falando.

Mas entre familiares e amigos, foi uma escolha polêmica. Na minha família, quase fizeram um abaixo assinado para eu trocar o nome. Com exceção do meu pai, que falou que Josué é nome de guerreiro e gosta, meus irmãos rechaçaram. O mais velho, o Romeu, corinthiano roxo, disse que Josué é nome de um jogador do São Paulo. Na firma que eu trabalho, muitas pessoas contaram o significado bíblico de Josué. Já ouvi dizer que até "superintendente" de Moisés ele foi intitulado. "Já nasce com patente", Meu Deus, pensei. Mas para os íntimos, que já são muitos, simplificou-se em Jojô. Simpático de tudo. Já virou vereador.

Nesta semana de espera, o Marcel foi lá buscar uma coleção de livros deste autor pra ele saber que Josué foi inspirado num grande homem nordestino e brasileiro. Pra muito além da bíblia.



Na nossa estante vermelha MARAVILHA, muito bem acompanhado por João e Manuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário